Desembargador Francisco Amaral se despede do TREDF

Entre as contribuições feitas pelo desembargador, o presidente do TREDF destacou a atuação do jurista na presidência da Comissão de Acessibilidade e Inclusão (CPAI).

TREDF se despede de desembargador eleitoral Francisco Amaral

Nesta quinta-feira (4), o TREDF se despediu do desembargador eleitoral substituto Francisco Amaral. O advogado tomou posse no cargo em 4 de novembro de 2019 e hoje recebeu os cumprimentos da Corte pelo encerramento de seu biênio. Durante sua passagem pelo Tribunal, o desembargador atuou como presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão (CPAI) .
Natural de Anápolis (GO), Francisco Amaral é filho do desembargador aposentado José de Campos Amaral, e atua há 35 anos em Brasília. Procurador-geral de Defesa das Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional DF (OAB-DF), é bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Foi conselheiro da OAB-DF por três mandatos, onde também ocupou o cargo de secretário-Geral.
A sessão de despedida
A cerimônia, conduzida pelo presidente do TREDF, desembargador Humberto Adjuto Ulhôa, contou com a presença do homenageado, do procurador Regional Eleitoral Zilmar Antônio Drumond, do vice-presidente e corregedor J.J.Costa Carvalho, além dos desembargadores eleitorais Renato Gustavo, Renato Guanabara, Renato Scussel, Arquibaldo Carneiro, João Batista e Bruno Martins. O público acompanhou a transmissão pelo canal do TREDF no Youtube.
Após apresentar um breve currículo do desembargador, o presidente do TRE-DF destacou a contribuição feita pelo homenageado, sobretudo na presidência da Comissão de Acessibilidade e Inclusão (CPAI), reforçando que o jurista “sempre que chamado às sessões, emprestou seu conhecimento e sua competência em seus votos e decisões”.
O presidente frisou, ainda, que o homenageado é filho de um ex-integrante do TREDF, e concluiu: “então eu queria deixar aqui registrado, em nome do Tribunal o meu muito obrigado e desejar à Vossa Excelência continuidade do sucesso e do brilhantismo na sequência de sua carreira na advocacia”.
Em seguida, o vice-presidente prestou sua homenagem ao jurista, e afirmou que “o desembargador Francisco Amaral teve a grata satisfação de herdar os predicativos do pai. É uma pessoa serena, sábia, de boa convivência, de maneira que a passagem de Vossa Excelência foi muito rica e muito proveitosa.”
Em seu discurso de agradecimento, o homenageado falou sobre o orgulho de integrar o Tribunal: “Gratidão pela oportunidade a mim concedida, de integrar esse Tribunal Eleitoral na qualidade de representante da nobre classe dos advogados.” E acrescentou: “Confesso que me esforcei muito, sempre preocupado em honrar e manter a tradição do Tribunal.”
Depois de agradecer a Deus, aos pares e aos diversos colaboradores com os quais trabalhou, o desembargador destacou a honra em dirigir a Comissão de Acessibilidade e Inclusão (CPAI), destacando os avanços que ela trouxe para os jurisdicionados do Distrito Federal, e concluindo: “ouso afirmar que hoje o TREDF é paradigma para outros tribunais”. Para ler o discurso de despedida na íntegra, clique aqui.

A sessão completa, com os discursos do homenageado e dos demais desembargadores, pode ser assistida no canal do TRE-DF no Youtube. Para acessá-la, clique aqui.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido