Seleção de Boas Práticas do TSE premia TRE-DF
Projetos DIA e SABE foram reconhecidos no evento

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou, na tarde da última sexta-feira (7), em sua sede, o Encontro Boas Práticas CGE-TSE 2024/2025, evento que marcou a entrega dos Selos de Boas Práticas e Destaque Cidadania a corregedorias e cartórios eleitorais reconhecidos por suas iniciativas e ações de cidadania.
Ao todo, 60 iniciativas de 19 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) foram contempladas.
A temática central da seleção foi direcionada a projetos que se destacam pela contribuição à pauta “Atendimento e Inclusão de Pessoas em Situação de Rua”.
O TRE-DF participou da seleção com duas iniciativas reconhecidas com o selo:
Projeto DIA – Democracia, Inclusão e Acessibilidade, implantado em novembro de 2023, com o objetivo de fomentar a maior participação das pessoas com deficiência no processo eleitoral — não apenas como votantes, mas também incentivando a participação ativa e o aumento da representatividade desse grupo na política nacional.
Projeto SABE – Sistema de Antecedentes e Benefícios Eleitorais, implantado em janeiro de 2024, que consiste em uma ferramenta eletrônica para a emissão mais ágil da Certidão de Antecedentes Eleitorais no âmbito da primeira instância.
Durante o encontro no TSE, foi possível apresentar ao público presente a concepção e o funcionamento do Projeto DIA, evidenciando sua importância para a inclusão das pessoas com deficiência no processo democrático.
O desembargador Sérgio Rocha compareceu à solenidade, e os prêmios foram entregues ao juiz auxiliar da Corregedoria, Paulo Giordano, que esteve acompanhado da secretária-geral da CRE, Wildice Cabral, e demais servidores do Tribunal responsáveis pelos trabalhos reconhecidos pelo TSE.

