Página interna do portal

Pessoas idosas participam de palestra sobre cidadania e direitos eleitorais

Atividade incluiu orientações sobre votação, biometria, e-Título e demonstração da urna eletrônica

Pessoas idosas palestra da EJE

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), por meio da Escola Judiciária Eleitoral do Distrito Federal (EJE-DF), realizou palestra para pessoas idosas atendidas pelo Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá e Itapoã (CEDEP), que reúne o grupo “A Voz da Experiência”. A atividade aconteceu neste sábado, 19/9, e abordou cidadania, direitos eleitorais, voto consciente e serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral.

Durante o encontro, foram apresentadas informações sobre os direitos das pessoas idosas no processo eleitoral, como o voto facultativo para quem tem mais de 70 anos, o atendimento prioritário e os recursos de acessibilidade disponíveis nos locais de votação.

Também foram esclarecidas dúvidas sobre biometria, situações em que a impressão digital não é reconhecida pela urna e formas alternativas de identificação. A equipe da EJE-DF orientou ainda sobre o uso do aplicativo e-Título e os canais oficiais de atendimento da Justiça Eleitoral.

Outro tema abordado foi a segurança do eleitor. Os participantes receberam orientações sobre a proteção de dados pessoais, o sigilo do voto e os cuidados para evitar golpes, fraudes e tentativas de coação ou influência indevida. A recomendação é buscar informações nos canais oficiais da Justiça Eleitoral e comunicar eventuais irregularidades.

Demonstração da urna

Ao final da palestra, os participantes acompanharam uma demonstração da urna eletrônica e puderam esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do equipamento e as etapas da votação.

A iniciativa integra as ações de educação para a cidadania desenvolvidas pela Escola. A atividade foi conduzida pelos servidores Ronaldo Franco e Diego Nascimento, da EJE-DF.

Acesso rápido