Exposições

2016 - Painel da Justificativa Eleitoral

Foram realizadas as Eleições Municipais 2016 em todo o Brasil, com a exceção do Distrito Federal, uma vez que na Capital não há prefeitos e nem vereadores. No entanto, o TRE-DF apresenta registros do processo de justificativa eleitoral, realizados em onze pontos do Distrito Federal, ao longo dos dois turnos. O processo permitiu que os eleitores com títulos eleitorais dos estados onde ocorriam as eleições e que estivessem em trânsito na Capital no dia das eleições, pudessem justificar o voto.

2015 - Exposição Imagens da Biometria

Em comemoração aos 70 anos de reinstalação da Justiça Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal apresenta a exposição “Imagens da Biometria”, que retrata o processo de revisão do eleitorado para identificação biométrica, ocorrido entre 2013 e 2014.

2012 - Exposição Imagens da Democracia

A exposição Imagens da Democracia procurou demonstrar em sues painéis a intenção, tanto do Estado Novo quanto do regime militar de 1964, de dirigir o processo de transição para a democracia.

O papel da Justiça Eleitoral consiste justamente em zelar pelas funções relevantes à formação e ao aperfeiçoamento do Estado democrático de direito, entre as quais se sobressai a gestão do processo eleitoral, contribuindo assim para a diminuição (ou quiçá extinção) dessas mazelas – e para o fortalecimento da democracia brasileira.

2009 - Exposição de longa duração

Inaugurada em 2009, a Exposição de longa duração do Centro de Memória do TRE-DF pretende exibir as peças que constituem o acervo histórico deste Tribunal.

2008 - Exposição Inaugural do Centro de Memória

“Assim como a sociedade democrática repousa nas páginas da Constituição, é o processo eleitoral que garante a saúde da democracia. " Desembargador Estevan Maia, Ex-Presidente TRE-DF.

Para celebrar sua criação o Centro de Memória do TRE-DF organizou a Exposição Inaugural com o objetivo de pesquisar, coletar, expor e divulgar informações e documentos que ilustrassem momentos históricos da Justiça Eleitoral brasiliense.