LIRIOS - Laboratório de Inteligência, Resultados e Inovação Organizacional Sustentável do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal

TRE LIRIOS

Banco de projetos geradores de inovação, com impacto sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 - ODS.

Tema/Nome do Projeto Objetivo do Projeto Justificativa para desenvolver o projeto Metodologia e técnica inovadoras utilizadas. Ferramentas utilizadas  Observação
Desenvolvimento e instalação do Sistema de Gerenciamento de Propaganda Partidária Gratuita - SisAntena.

Auxiliar o TRE-DF na administração e organização da distribuição da propaganda partidária gratuita.

Conferir segurança, transparência e agilidade no gerenciamento da propaganda partidária gratuita.

Para o desenvolvimento do Projeto SisAntena foi utilizada a metodologia "Waterfall", por meio da qual as atividades são conduzidas de maneira sequencial, de cima para baixo, dentro da estrutura hierárquica e organizacional do Tribunal. Foi escolhida tal metodologia dadas as características do Projeto, cujo escopo é bem definido, sendo permitida a regidez na execução própria do método utilizado.

O SisAntena é um sistema de informática desenvolvido em linguagem Java (para a parte servidora foi utilizada a variação "Spring" e para parte visual foi utilizada a variação "Bootstrap") e a base de dados está no servidor de banco de dados Oracle.

Informações adicionais do projeto/sistema

Projeto entregue (finalizado em setembro de 2022).

Gestão de competências nas unidades que atuam no processo de aquisições.

Mapear as competências técnicas das áreas que atuam no processo de aquisições do TRE-DF.

A nova lei de licitações, Lei nº 14.133/21, em seu art. 7º, estabeleceu que cabe à autoridade administrativa a promoção da gestão por competências. Em razão de demanda para a definição dos perfis de competências das áreas de aquisições do TRE-DF, realizou-se o projeto piloto do mapeamento de competências para as áreas envolvidas no processo de aquisições de bens e serviços. A priorização das unidades de aquisições no projeto permitiu o estabelecimento dos perfis de competências.

Design Thinking


- Imersão - identificação conjunta com a alta administração e a Secretaria de Administração, Orçamento e Finaças, por meio de reuniões de brainstorm, acerca das necessidades exigidas pelas normas que tratam de aquisições. Dentre as necessidades, vislumbrou-se a possibilidade de utilização do modelo de gestão de competências adotado pelo TRE-DF para fazer frente à essa demanda e possibilitar a criação dos perfis de competências das áreas de aquisições do tribunal. Além do estabelecimento do perfil foi possível melhorar o direcionamento de ações de capacitação inseridas no Plano Anual de Capacitação do TRE-DF; além disso foi identificada a oportunidade de uso da ferramenta LOWCODE de desenvolvimento de sistemas no TRE-DF, a qual foi utilizada para construção do Sistema de Gestão de Competências.


- Ideação - a partir da identificação das necessidades, foram elencadas as premissas e funcionalidades para o Sistema de Gestão de Competências de forma que estivesse em sintonia com o modelo de competências instituído no TRE-DF e estivessem em consonância com a demanda;


- Prototipação - o sistema de gestão de competências foi construído e se iniciou um período do projeto piloto com as áreas de aquisições de agosto a novembro de 2021.


- Desenvolvimento - após a realização do piloto com as áreas de aquisições foram identificadas oportunidades de melhorias como: melhoria na sistemática de coleta dos dados de processos, atividades e competências; criação de agrupamentos de competências de acordo com um tema; elaboração de novos relatórios gerenciais. A partir disso, foi proposto implementar a Gestão de Competências em, no mínimo, 50% das unidades do Tribunal no ano de 2023 em continuidade ao projeto piloto.

Ferramenta de desenvolvimento de aplicativos LOWCODE Oracle Apex;
Sistema de Gestão de Competências do TRE-DF

Sistema de acesso restrito aos usuários internos da Justiça Eleitoral. Somente é possível o acesso através de login e senha.

Projeto entregue (finalizado em setembro de 2021).

Sistema de Gestão de Teletrabalho

Implementar um sistema de Gestão de Teletrabalho para os(as) servidores(as) do TRE-DF.

Com o aumento da oferta de serviçoes virtuais pelo TRE-DF e em razão da necessidade de afastamentos dos(as) servidores(as), encontrou-se no modelo de teletrabalho uma alternativa para a continuidade das atividades do Tribunal, bem como verificou-se que o trabalha remoto proporcionou economia de recursos e aumento da produtividade de seus servidores. A elaboração e implementação de um Sistema de Gestão de Teletrabalho visou proporcionar ao gestor uma ferramenta de gestão para

o controle das atividades e das metas estabelecidas por meio de planos de trabalho com avaliação de metas.  

Design Thinking


- Imersão - identificação conjunta com a alta administração, por meio de reuniões de brainstorm, dos problemas relativos aos controles das atividades dos(as) servidores(as) que realizariam o teletrabalho. Dentre esses problemas tem-se a necessidade de estabelecimento de controle de atividades e metas; pactuação de formas de trabalho e disponibilidade; redução da burocracia para concessão do teletrabalho; necessidade de avaliação periódica de metas; além disso foi identificada a oportunidade de uso da ferramenta LOWCODE de desenvolvimento de sistemas no TRE-DF, a qual foi utilizada para construção do SISTELE.


- Ideação - a partir da identificação dos problemas, foram elencadas as premissas e funcionalidades para o Sistema de Gestão de Teletrabalho - SISTELE, bem como a necessidade da regulamentação de um novo modo de concessão de teletrabalho; ressalte-se que houve inspiração para a construção do SISTELE a partir do sistema do TJDFT;


- Prototipação - o sistema SISTELE foi construído e se iniciou um período de testes de junho a julho de 2022, sendo interrompido os testes do sistema e o teletrabalho em razão das eleições.


- Desenvolvimento - após o período de testes foram identificadas oportunidades de melhorias como: sistemática de avaliação das metas; elaboração de novos relatórios gerenciais; possibilidade de magistrados criarem planos de teletrabalho para suas equipes.

Ferramenta de desenvolvimento de aplicativos LOWCODE Oracle Apex;
Sistema de Gestão de Teletrabalho - SISTELE.

Sistema de acesso restrito aos usuários internos da Justiça Eleitoral. Somente é possível o acesso através de login e senha.

Projeto entregue (finalizado em dezembro de 2024).

Sistema de Distribuição de TítuloNet

Implementar Sistema para a distribuição dos requerimentos de TituloNET, oriundos dos eleitores, entre os membros das equipes dos Cartórios Eleitorais.

O atual sistema ELO da Justiça Eleitoral é a ferramenta utilizada para o recebimento dos requerimentos de alistamento, revisão e transferência eleitoral. O subsistema TituloNET permite que essas atividades sejam realizadas pelos próprios eleitores sem a necessidade de comparecimento presencial a um Cartório Eleitoral. Ocorre que o sistema ELO não possibilita o controle e distribuição desses requerimentos entre os membros das equipes, fato esse que ocasionava desperdício de tempo, papel, e falta de uma comunicação mais rápida com o eleitor acerca do atendimento ao seu requerimento.

Design Thinking


- Imersão - foi realizada a identificação dos problemas de gestão de atendimento a partir da atuação do servidor que construiu o sistema diretamente no cartório eleitoral. Foram encontrados os seguintes problemas: controle de distribuição de atividades precário com a ocorrência de 1 atendimento ser disponibilizado a mais de 1 servidor; demora no retorno ao eleitor acerca da necessidade de alguma documentação exigida ou pagamento de multas ou da situação do requerimento; controle de produtividade dos servidores não contemplava todas as atividades; desperdício de papel; controle de distribuição de atendimentos a outros cartório era precário; além disso foi identificada a oportunidade de uso da ferramenta LOWCODE de desenvolvimento de sistemas no TRE-DF, a qual foi utilizada para construção do SISTELE.


- Ideação - a partir da identificação dos problemas, foram elencadas as premissas e funcionalidades para o Sistema de Distribuição do TítuloNET de forma a eliminar ou minimizar os problemas encontrados.


- Prototipação - o sistema de Distribuição do TítuloNET foi construído e se iniciou um período de testes no Cartório da 13ª Zona Eleitoral do DF de maio a junho de 2022.


- Desenvolvimento - após o período de testes foram identificadas oportunidades de melhorias como: elaboração de paineis de acompanhamento; melhoria no envio de emails pelo sistema; melhoria na sistemática de compartilhamento com outros Cartórios Eleitorais. Após os testes o sistema foi apresentado para a Corregedoria e demais cartórios e autorizado o uso por todos os cartórios eleitorais do DF.

Ferramenta de desenvolvimento de aplicativos LOWCODE Oracle Apex;
Sistema de Distribuição de TítuloNET do TRE-DF.

Sistema de acesso restrito aos servidores dos Cartórios Eleitorais. Somente é possível o acesso através de login e senha.

Projeto entregue (finalizado em maio de 2024).

Tema/Nome do Projeto Objetivo do Projeto Justificativa para desenvolver o projeto Metodologia e técnica inovadoras utilizadas. Ferramentas utilizadas  Observação
Modelagem de uma nova embalagem de caixa para o transporte de urnas eletrônicas Modelar nova embalagem de urnas eletrônicas para uso em transporte aéreo internacional via malote diplomático. Reduzir o número de urnas danificadas nos consulados e embaixadas. Design Thinking. Em andamento.
Projeto Jovem Eleitor Incentivar a participação dos jovens de 16 e 17 anos no processo eleitoral. Viabilizar a cidadania ativa junto ao público jovem, cujo voto é facultativo, no âmbito da responsabilidade social. Design Thinking. Instrumentos jurídicos de colaboração entre órgãos, dentre outras ferramentas pertinentes.  Projeto entregue (finalizado em novembro de 2024).
Produção de vídeo animado digital Produzir cartilhas de conteúdo para uso no Programa Eleitor do Futuro Viabilizar elementos de inclusão social desde a infância até os anos escolares finais, obedecendo as diretrizes de acessibilidade e inclusão do CNJ. Design Thinking. Instrumentos jurídicos de colaboração entre órgãos, dentre outras ferramentas pertinentes.  Projeto entregue (finalizado em novembro de 2023).
Projeto de Linguagem Simples para a Convocação de Mesários Aprimorar a comunicação com o cidadão convocado para a função de mesário. Reduzir a necessidade de esclarecimentos, retrabalho e de atendimentos presenciais ou remotos adicionais, promovendo a inclusão comunicacional e melhorando a imagem institucional da Justiça Eleitoral. Design Thinking. Instrumentos jurídicos de colaboração entre órgãos (TRE-GO), dentre outras ferramentas pertinentes.  Em andamento.

O LIRIOS-TREDF visa incentivar estudos, pesquisas e desenvolvimento de projetos inovadores e terá por base a busca contínua de conhecimentos em prol da inovação melhorando e desburocratizando os serviços e processos de trabalho com foco nos usuários. Além disso, coloca como valores uma abertura à experimentação, prototipagem e refinamento de soluções e o incentivo à transparência de dados, sustentabilidade e acessibilidade.

 E-mail para contato: lirios.tre-df@tre-df.jus.br

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