LIRIOS - Laboratório de Inteligência, Resultados e Inovação Organizacional Sustentável do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal

TRE LIRIOS

Banco de projetos geradores de inovação, com impacto sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 - ODS.

Tema/Nome do Projeto Objetivo do Projeto Justificativa para desenvolver o projeto Metodologia e técnica inovadoras utilizadas. Ferramentas utilizadas  Observação
Desenvolvimento e instalação do Sistema de Gerenciamento de Propaganda Partidária Gratuita - SisAntena.

Auxiliar o TRE-DF na administração e organização da distribuição da propaganda partidária gratuita.

Conferir segurança, transparência e agilidade no gerenciamento da propaganda partidária gratuita.

Para o desenvolvimento do Projeto SisAntena foi utilizada a metodologia "Waterfall", por meio da qual as atividades são conduzidas de maneira sequencial, de cima para baixo, dentro da estrutura hierárquica e organizacional do Tribunal. Foi escolhida tal metodologia dadas as características do Projeto, cujo escopo é bem definido, sendo permitida a regidez na execução própria do método utilizado.

O SisAntena é um sistema de informática desenvolvido em linguagem Java (para a parte servidora foi utilizada a variação "Spring" e para parte visual foi utilizada a variação "Bootstrap") e a base de dados está no servidor de banco de dados Oracle.

Informações adicionais do projeto/sistema
Gestão de competências nas unidades que atuam no processo de aquisições.

Mapear as competências técnicas das áreas que atuam no processo de aquisições do TRE-DF.

A nova lei de licitações, Lei nº 14.133/21, em seu art. 7º, estabeleceu que cabe à autoridade administrativa a promoção da gestão por competências. Em razão de demanda para a definição dos perfis de competências das áreas de aquisições do TRE-DF, realizou-se o projeto piloto do mapeamento de competências para as áreas envolvidas no processo de aquisições de bens e serviços. A priorização das unidades de aquisições no projeto permitiu o estabelecimento dos perfis de competências.

Design Thinking


- Imersão - identificação conjunta com a alta administração e a Secretaria de Administração, Orçamento e Finaças, por meio de reuniões de brainstorm, acerca das necessidades exigidas pelas normas que tratam de aquisições. Dentre as necessidades, vislumbrou-se a possibilidade de utilização do modelo de gestão de competências adotado pelo TRE-DF para fazer frente à essa demanda e possibilitar a criação dos perfis de competências das áreas de aquisições do tribunal. Além do estabelecimento do perfil foi possível melhorar o direcionamento de ações de capacitação inseridas no Plano Anual de Capacitação do TRE-DF; além disso foi identificada a oportunidade de uso da ferramenta LOWCODE de desenvolvimento de sistemas no TRE-DF, a qual foi utilizada para construção do Sistema de Gestão de Competências.


- Ideação - a partir da identificação das necessidades, foram elencadas as premissas e funcionalidades para o Sistema de Gestão de Competências de forma que estivesse em sintonia com o modelo de competências instituído no TRE-DF e estivessem em consonância com a demanda;


- Prototipação - o sistema de gestão de competências foi construído e se iniciou um período do projeto piloto com as áreas de aquisições de agosto a novembro de 2021.


- Desenvolvimento - após a realização do piloto com as áreas de aquisições foram identificadas oportunidades de melhorias como: melhoria na sistemática de coleta dos dados de processos, atividades e competências; criação de agrupamentos de competências de acordo com um tema; elaboração de novos relatórios gerenciais. A partir disso, foi proposto implementar a Gestão de Competências em, no mínimo, 50% das unidades do Tribunal no ano de 2023 em continuidade ao projeto piloto.

Ferramenta de desenvolvimento de aplicativos LOWCODE Oracle Apex;
Sistema de Gestão de Competências do TRE-DF

Sistema de acesso restrito aos usuários internos da Justiça Eleitoral. Somente é possível o acesso através de login e senha.

Sistema de Gestão de Teletrabalho

Implementar um sistema de Gestão de Teletrabalho para os(as) servidores(as) do TRE-DF.

Com o aumento da oferta de serviçoes virtuais pelo TRE-DF e em razão da necessidade de afastamentos dos(as) servidores(as), encontrou-se no modelo de teletrabalho uma alternativa para a continuidade das atividades do Tribunal, bem como verificou-se que o trabalha remoto proporcionou economia de recursos e aumento da produtividade de seus servidores. A elaboração e implementação de um Sistema de Gestão de Teletrabalho visou proporcionar ao gestor uma ferramenta de gestão para

o controle das atividades e das metas estabelecidas por meio de planos de trabalho com avaliação de metas.  

Design Thinking


- Imersão - identificação conjunta com a alta administração, por meio de reuniões de brainstorm, dos problemas relativos aos controles das atividades dos(as) servidores(as) que realizariam o teletrabalho. Dentre esses problemas tem-se a necessidade de estabelecimento de controle de atividades e metas; pactuação de formas de trabalho e disponibilidade; redução da burocracia para concessão do teletrabalho; necessidade de avaliação periódica de metas; além disso foi identificada a oportunidade de uso da ferramenta LOWCODE de desenvolvimento de sistemas no TRE-DF, a qual foi utilizada para construção do SISTELE.


- Ideação - a partir da identificação dos problemas, foram elencadas as premissas e funcionalidades para o Sistema de Gestão de Teletrabalho - SISTELE, bem como a necessidade da regulamentação de um novo modo de concessão de teletrabalho; ressalte-se que houve inspiração para a construção do SISTELE a partir do sistema do TJDFT;


- Prototipação - o sistema SISTELE foi construído e se iniciou um período de testes de junho a julho de 2022, sendo interrompido os testes do sistema e o teletrabalho em razão das eleições.


- Desenvolvimento - após o período de testes foram identificadas oportunidades de melhorias como: sistemática de avaliação das metas; elaboração de novos relatórios gerenciais; possibilidade de magistrados criarem planos de teletrabalho para suas equipes.

Ferramenta de desenvolvimento de aplicativos LOWCODE Oracle Apex;
Sistema de Gestão de Teletrabalho - SISTELE.

Sistema de acesso restrito aos usuários internos da Justiça Eleitoral. Somente é possível o acesso através de login e senha.

Sistema de Distribuição de TítuloNet

Implementar Sistema para a distribuição dos requerimentos de TituloNET, oriundos dos eleitores, entre os membros das equipes dos Cartórios Eleitorais.

O atual sistema ELO da Justiça Eleitoral é a ferramenta utilizada para o recebimento dos requerimentos de alistamento, revisão e transferência eleitoral. O subsistema TituloNET permite que essas atividades sejam realizadas pelos próprios eleitores sem a necessidade de comparecimento presencial a um Cartório Eleitoral. Ocorre que o sistema ELO não possibilita o controle e distribuição desses requerimentos entre os membros das equipes, fato esse que ocasionava desperdício de tempo, papel, e falta de uma comunicação mais rápida com o eleitor acerca do atendimento ao seu requerimento.

Design Thinking


- Imersão - foi realizada a identificação dos problemas de gestão de atendimento a partir da atuação do servidor que construiu o sistema diretamente no cartório eleitoral. Foram encontrados os seguintes problemas: controle de distribuição de atividades precário com a ocorrência de 1 atendimento ser disponibilizado a mais de 1 servidor; demora no retorno ao eleitor acerca da necessidade de alguma documentação exigida ou pagamento de multas ou da situação do requerimento; controle de produtividade dos servidores não contemplava todas as atividades; desperdício de papel; controle de distribuição de atendimentos a outros cartório era precário; além disso foi identificada a oportunidade de uso da ferramenta LOWCODE de desenvolvimento de sistemas no TRE-DF, a qual foi utilizada para construção do SISTELE.


- Ideação - a partir da identificação dos problemas, foram elencadas as premissas e funcionalidades para o Sistema de Distribuição do TítuloNET de forma a eliminar ou minimizar os problemas encontrados.


- Prototipação - o sistema de Distribuição do TítuloNET foi construído e se iniciou um período de testes no Cartório da 13ª Zona Eleitoral do DF de maio a junho de 2022.


- Desenvolvimento - após o período de testes foram identificadas oportunidades de melhorias como: elaboração de paineis de acompanhamento; melhoria no envio de emails pelo sistema; melhoria na sistemática de compartilhamento com outros Cartórios Eleitorais. Após os testes o sistema foi apresentado para a Corregedoria e demais cartórios e autorizado o uso por todos os cartórios eleitorais do DF.

Ferramenta de desenvolvimento de aplicativos LOWCODE Oracle Apex;
Sistema de Distribuição de TítuloNET do TRE-DF.

Sistema de acesso restrito aos servidores dos Cartórios Eleitorais. Somente é possível o acesso através de login e senha.

O LIRIIOS-TREDF visa incentivar estudos, pesquisas e desenvolvimento de projetos inovadores e terá por base a busca contínua de conhecimentos em prol da inovação melhorando e desburocratizando os serviços e processos de trabalho com foco nos usuários. Além disso, coloca como valores uma abertura à experimentação, prototipagem e refinamento de soluções e o incentivo à transparência de dados, sustentabilidade e acessibilidade.

 E-mail para contato: lirios.tre-df@tre-df.jus.br